A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Projeto Líder Vale Médio Paraíba realizará reunião em Vassouras


Nesta quinta-feira, dia 8, haverá uma nova reunião da governança instituída pelo programa LIDER VALE - Liderança para o Desenvolvimento Regional no Médio Paraíba, na Universidade de Vassouras, a partir das 14 horas. O objetivo é apresentar a evolução do plano de ação da região, apresentado em 2018, a partir dos eixos de tecnologia, mobilidade & logística, educação e turismo.

Entre as vitórias a serem compartilhadas no encontro está a criação de um curso de atualização em Gestão Educacional com ênfase em profissionalizar a gestão das escolas e assegurar melhor qualidade de ensino. Gratuito, o curso é destinado a gestores de escolas públicas da região e será financiado pelo consórcio formado pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, Centro Universitário de Volta Redonda - Unifoa e Associação Educacional Dom Bosco – AEDB.  O curso é presencial, dividido em módulos e a primeira turma começará em 17 de agosto, com 60 gestores do Médio Paraíba.

A Metodologia do Programa foi desenvolvida pelo SEBRAE e segundo o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff, um dos aspectos mais críticos de qualquer projeto de desenvolvimento regional de longo prazo é a garantia da continuidade das ações e do envolvimento de todos os atores econômicos, sociais e políticos relevantes. 

“Para que essa continuidade aconteça, é preciso construir uma governança adequada que proporcione ampla participação e divulgação, livre debate de ideias, transparência e prestação de contas à comunidade interessada. Esses elementos estão presentes no LIDER do Médio Paraíba, projeto que já desperta a atenção e o interesse de outras regiões do Rio de Janeiro e, mesmo, de outros estados do país”, afirma Tito.

Antônio Carlos Vilela, um dos 9 membros do atual Conselho Gestor, enfatiza a satisfação pelo sucesso do projeto Líder Vale Médio Paraíba. “Somos um projeto pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, iniciamos este desafio com muitas dúvidas, cerca de 45 líderes da sociedade com um sonho em comum, que é tornar nossos 12 municípios um polo de Desenvolvimento até 2030. Hoje já temos a certeza que isto é possível, já somos mais de 90 membros estratégicos nos 12 municípios e com várias ações efetivas implantadas”.

Programa LIDER - O programa reúne líderes com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social, de um determinado território para planejar a região a longo prazo. O plano de ação para os 12 municípios (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda) tem ações previstas a serem implementadas até 2030.

Serviço
Reunião da governança instituída pelo programa LIDER VALE - Liderança para o Desenvolvimento Regional no Médio Paraíba
Data: 08/08/2019 – Horário 14h
Local: Universidade de Vassouras (Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 280 – Centro)

CASE de sucesso do eixo da tecnologia 
Os empresários Adolfo Oviedo e Ivan Vianna se conheceram durante o Programa LIDER na região do Médio Paraíba.  Logo depois, Glauco Torres e Victor Gonçalves também se uniram em sociedade e criaram a Previsiown - plataforma em nuvem com foco no suporte ao desenvolvimento de veículos automotores, por meio do uso de inteligência artificial, para reduzir o número de recalls e o gasto no deslocamento da fábrica até a concessionária para solucionar problemas intermitentes, através de assistência remota.

Esta Startup “Fruto do Network dos Líderes” foi selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups - Bndes Garagem e participaram do Inovativa Brasil, iniciativa do Sebrae e do Ministério da Economia, realizado pela Fundação Certi, e considerado o maior programa de aceleração de startups da América Latina.

A startup também foi eleita como a “Startup Destaque na Banca 6 - Cyber Security, Iot, Inteligência Artificial, Big Data e Chatbot” no evento Bootcamp.




Nenhum comentário: