A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Casa de Cultura de Barra do Piraí terá auditório, salas de aula e áreas históricas preservadas

É esperado que a Casa de Cultura fique aberta todos os dias, de 8 às 22 horas, atendendo a todos os públicos com atividades de música, danças, artes marciais, apresentações de teatros e filmes.

Recentemente, o prefeito Mario Esteves anunciou que o município teria a primeira Casa de Cultura da história. Na semana passada, o projeto de restauro do prédio da antiga estação ferroviária, que abrigará a unidade, no Centro da cidade, foi apresentado, no auditório da NSA Contabilidade, para um público que lotou o espaço. Já nesta sexta, 2, a equipe da Secretaria de Comunicação conversou com o titular da pasta de Turismo e Cultura, Orlando Pimentel, que revelou detalhes do projeto. De acordo com ele, a Casa de Cultura contará com auditório, salas de aula e áreas com o piso original preservado, como registro histórico.

A estação ferroviária, inaugurada em 1864 pelo Imperador Dom Pedro II, foi uma das maiores ligações ferroviárias do Brasil. No ano passado, o governo municipal conseguiu a escritura do local para a restauração. “Serão investidos pela MRS Logística S/A mais de R$ 3 milhões, para a transformação do antigo prédio na Casa de Cultura”, revela Pimentel.

De acordo com o secretário, as obras estão previstas para começar em setembro. O ambiente contará, na entrada, com cafeteria, banca de jornal, Wi-Fi, além de portas USB para carregamento de celulares e notebooks. Já na parte de dentro, o primeiro andar terá a sala de administração, que ficará a cargo do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Histórico e Cultural (Idehc), e duas salas de conferências. 

No segundo andar, ficará localizado o museu itinerante, e nos outros quatro galpões haverá mais salas com tratamento acústico e dois museus, sendo um retratando a história da ferrovia e outro homenageando Herivelto Martins. A Casa de Cultura também terá uma área de teatro e cinema, que poderá receber até 200 pessoas. “Onde ficavam as sacas de café, agora, teremos um polo gastronômico, com uma média de food trucks. E, na linha de trem, pretende-se colocar dois vagões que funcionarão como cozinha e restaurante”, conta, animado, Orlando Pimentel.

É esperado que a Casa de Cultura fique aberta todos os dias, de 8 às 22 horas, atendendo a todos os públicos com atividades de música, danças, artes marciais, apresentações de teatros e filmes.


















Nenhum comentário: