A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 30 de julho de 2019

CAPS Infanto Juvenil completa 1 ano de funcionamento em Vassouras

Novo espaço possibilitou a ampliação e melhoria no atendimento às famílias
O Município de Vassouras e demais municípios com baixo parâmetro populacional, encontram o enorme desafio de atender criança, jovens e seus familiares dentro de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) que acolhe adultos com questões psicossociais severas e persistentes e indivíduos com questões relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
Para melhorar o atendimento a este público e as condições de atendimento, Vassouras inovou e recriou uma maneira de sustentar as políticas públicas dos SUS e de Saúde Mental, ampliando o CAPSI já existente em uma nova estrutura física, que, hoje  atende de maneira adequada essa clientela (infanto juvenil) ampliando também o corpo técnico/profissional de diversas áreas da saúde.
Em junho deste ano, o serviço ampliado – CAPS I Morada das Palmeiras – Saúde Mental Infanto Juvenil completou um ano de funcionamento no novo espaço, tendo 95 casos cadastrados e em atendimento, dentre eles crianças, adolescentes e seus familiares.
A coordenadora Marina Napoleão  destaca a importância da mudança e ampliação do espaço físico e do corpo técnico para a melhoria no atendimento e ampliação do número de famílias atendidas com qualidade: em 2017, foram registrados 4 casos, em 2018, com a inauguração do novo espaço,  o número  de atendimentos saltou para 30 e, até o fechamento desta edição, o CAPSI acompanha 95 casos.
Em 1 ano de funcionamento no novo espaço, a equipe multidisciplinar, composta porpsicólogos, médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, assistente social e fonoaudióloga vem realizando um grande trabalho junto às crianças, adolescentes e familiares cadastrados na unidade.
Entre os serviços ofertados, destacamos o grupo terapêutico de pais, atendimento com médico  psiquiatra, atendimento individual, planejamento de estratégias coletivas a fim de promover socialização utilizando práticas educativas, de esporte, lazer e arte; ações com adolescentes focando situações de prevenção na área de álcool e outras drogas e suicídio. O CAPSI também investe na capacitação da equipe de saúde mental infanto juvenil e em ações em Campanhas de Saúde Mental em parceria com a Atenção Básica Municipal e com as secretarias de Educação, Esporte e Cultura.
Entenda a importância do CAPS I
O Centro de Atenção Psicossocial - Saúde Mental Infanto-Juvenil, atende crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes, psicoses infantis, crianças e adolescentes com sofrimento psíquico grave, questões relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas e com transtornos do espectro do autismo (TEA). O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, através de várias ações, como grupos terapêuticos e atendimento médico especializado.
Sobre o Funcionamento 
Segunda à sexta feira de 08 às 17h horas. O Hospital Universitário Sul Fluminense atende como referência aos finais de semana, feriados ou após o expediente para crises e surtos.
Endereço: Rua General Osório, número 154, Centro |Tel.: 2471-3221.

Nenhum comentário: