A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Município de Barra do Piraí registra três casos suspeitos de febre maculosa

                                                                                     Foto: ilustrativa/internet
A Nova Saúde da Prefeitura de Barra do Piraí divulgou, nesta quinta, 29, informações oficiais sobre a incidência da febre maculosa. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irinéia Sant’Anna, o município registrou três casos suspeitos da doença. Desses, dois foram confirmados e dois foram vítimas fatais. O terceiro caso não foi confirmado, pois ainda está sendo submetido a análises laboratoriais.

A Nova Saúde, juntamente com a Secretaria de Estadual de Saúde, coletaram nas residências dos pacientes os carrapatos, e os insetos foram levados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para análise. A febre maculosa é ocasionada por uma bactéria que é transmitida pelo carrapato que se abriga em cavalos, bois, cães e capivaras. São popularmente conhecidos também como carrapato-estrela, carrapato de cavalo ou micuim. 

Para maior atenção e cuidados à população, os agentes de combate a endemias e os comunitários, da Vigilância em Zoonoses de Barra do Piraí, estão recebendo treinamentos de técnicos da Fiocruz, para o combate da febre maculosa. E médicos e enfermeiros também receberão treinamento de médicos infectologistas da fundação, para saber como descobrir sintomas e sinais da doença.

“Queremos ressaltar que o autocuidado é indispensável na prevenção da doença. Então, ao retirar o carrapato da pele, lave o local com bastante água e sabão, até obter espuma. Este procedimento evita a contaminação”, explica Irinéia.

Vale lembrar: se você esteve em algum local propenso à presença de carrapatos e passou a sentir depois de uns dias sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e mal-estar, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e comunique ao médico seu contato com o inseto. A febre maculosa possui tratamento e apresenta 90% de possibilidades de cura, se houver o procedimento correto o quanto antes.











Nenhum comentário: