A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Agosto foi marcado por conquistas no esporte, saúde, obras, segurança, arte e educação em Miguel Pereira

O mês que é considerado o mais longo do ano, onde o dito popular diz que termina o ano, mas não termina agosto; foi sem dúvidas um mês com vários motivos para celebrar em Miguel Pereira. Esporte, saúde, lazer, arte e educação foram áreas que marcaram as conquistas que a prefeitura proporcionou à sua população.
Seguindo o plano de governo traçado para os quatro anos de gestão, o prefeito André Português, seu vice Pedro Paulo e equipe de trabalho vêm mudando para melhor a vida do morador. Com ações que serão um legado para as próximas gestões, André Português transforma a realidade da saúde no município. Gera esperança na educação, ao criar a Faculdade de Miguel Pereira, valoriza os artistas locais com eventos e feiras, mostra caminhos de um futuro melhor através de eventos esportivos e aponta um rumo promissor com ações ousadas e que projetam Miguel Pereira para o estado e o país. A Saúde em Agosto 




A Faculdade de Medicina – Uma Realidade 

A prefeitura continua numa trajetória positiva nos investimentos na saúde do município. Com o lançamento da pedra fundamental da Sede da Faculdade de Miguel Pereira, o curso de medicina se torna uma realidade esperada por todos, e consolida o nome da cidade como um pólo de referência em saúde pública. 

Novos Postos de saúde. Um Hospital referência 

Em agosto, André Português inaugurou mais um Posto de Saúde, desta vez na Vila Suissa. Uma unidade com novos equipamentos, consultórios dentários e médicos. Equipou o Hospital Municipal Luiz Gonzaga com um moderno Radio X Digital, investimento que traz para o paciente um diagnóstico preciso e mais ágil. Ao realizar o exame, o resultado é simultaneamente disponibilizado nos terminais digitais do hospital, e com isso o médico em tempo real pode dar um parecer preciso e seguro para que o usuário. 

Dando seguimento ao programa de melhoria na saúde, a secretaria realizou ainda os Programas 'Levando Mais Saúde Até Você e o Saúde na Porta', que realizam mais de 400 consultas e 200 exames a cada mês, passando em todos os bairros. 

Mais carros para a saúde 

Com a chegada de mais três ambulâncias, 3 vans e uma moto, a frota da saúde aumenta para 22 novos carros que estão a serviço da população. Em apenas oito meses de governo neste ano, a área da saúde recebeu recursos para a compra de equipamentos e carros que são utilizados nos serviços de urgências, emergências e transporte de pacientes dentro e fora do município. 

A Educação em Agosto 

O setor da educação em Miguel Pereira vive uma nova história. Quando foi criada a Faculdade de Miguel Pereira, a área da educação avançou décadas em apenas um ano e meio. O governo com ações de reforma e ampliação de escolas, capacitação dos professores e profissionais sinaliza os propósitos de construir um caminho que proporciona aos pais e estudantes a comodidade de poder ter uma formação que vai da creche a faculdade, dentro do município. 

Mais uma escola reformada 

A prefeitura praticamente repaginou a Escola Carmem de Luca Andreiolo. Há 19 anos a unidade não passava por uma reforma. Salas com rachaduras, pátio com lama, parte elétrica com problemas, carteiras e mesas quebradas, dispensa e cozinha comprometidas fez com que o prefeito André Português mobilizasse a equipe da secretaria de obras e destinasse recursos para que a escola recebesse pátio com bloquetes de concreto, árvores, salas e fiação elétrica reparadas,
instalação de mesas e bancos na área de lazer das crianças, árvores podadas, colocação de mármores na pia e prateleiras da cozinha e despensa, novos acentos dos vasos sanitários, troca de fechaduras, reparos na rede de esgoto e pintura de toda a unidade escolar. O olhar voltado para as escolas dos distritos tem feito a diferença na vida de crianças, pais e profissionais destas unidades. 

Capacitação de profissionais - Proerd forma novas turmas 

Professores e profissionais da educação tiveram no mês de agosto mais uma etapa da capacitação. Todo o treinamento foi realizado por palestras e dinâmicas que tiveram como ponto principal a motivação das equipes, expondo reflexões e estudos para o aprimoramento profissional. O trabalho de formação profissional teve como foco professores, gestores, merendeiras, motoristas, monitores e pessoal de apoio. 

Novas turmas foram formadas pelo Proerd – Programa de conscientização e combate às drogas, realizado por profissionais da Polícia Militar. 120 jovens do 5º ano da rede pública puderam ter acesso a informações e técnicas para aumentar a consciência e também a resistência às drogas. Um dos objetivos é deixar o jovem preparado para enfrentar o assédio e vantagens oferecidas por traficantes e milicianos. 

O Esporte e o Lazer em Agosto 

O esporte e o lazer celebram em agosto um de seus melhores momentos. Com uma mega estrutura erguida no Lago de Javary, Miguel Pereira recebeu durante 4 dias atletas de mais de 14 países que fizeram nas arenas de areia um espetáculo para os amantes do vôlei. O Mundial de Vôlei de Praia trouxe para o município mais de 100 atletas e suas equipes. 

Logo após o mundial foi vez da Copa de Futevôlei entrar em quadra e trazer os melhores do
mundo nesta modalidade. O público pode ver craques como Andersom Águia e o pentacampeão Romário exibindo suas habilidades e levando a todos ao delírio em cada jogada. Os primeiros do ranking estavam presentes, Paraná e Juninho mostraram porque estão no topo da competição ao levar o primeiro lugar nesta etapa de Miguel Pereira. 

A Copa Zico mobiliza crianças e jovens que apostam na possibilidade de ingressar no fantástico mundo do futebol. Os jogos são realizados nos campos municipalizados do Portela e Central. 

O Distrito de Portela recebeu dentro deste mês, duas conquistas que contribuem para o lazer e a segurança do bairro. Com as inaugurações da Base Avançada que está instalada na Estação Ferroviária, o governo municipal avança na área da segurança pública. Com a presença de três guardas municipais atuando 24 horas por dia e uma viatura para apoio dos agentes, a prefeitura apoia a segurança de moradores. 

A Praça de Portela também foi toda reformada. A equipe da secretaria de obras recuperou o chafariz, instalou novos brinquedos, mesas e o coreto recebeu nova cobertura que vai evitar as infiltrações que ocorriam antes e que danificava o patrimônio. Com estas melhorias o lazer e a segurança estão garantidos aos moradores. 

Os artesãos de Miguel Pereira tem motivo para celebrar. Além da consolidada Feira dos Artesãos que acontece mensalmente, a secretaria de Cultura em parceria com o Governo do Estado entregou aos artesãos as carteirinhas para que eles possam expor seus produtos nas feiras e encontros em todo o estado. 

O município prestou uma homenagem ao benfeitor do Hospital que leva seu nome. Luiz Gonzaga, o Rei do Baião foi homenegeado com um espetáculo que teve a participação de artistas locais e também do neto e bisneto de Gonzagão. 

No último dia do mês, Miguel Pereira foi sede do Encontro de Colecionadores de Harley Davidson. A cidade recebeu amantes destas motos que são o símbolo de liberdade de um geração que viveu nos anos 70 e 80. O encontro foi realizado em Javary. 

Construíndo um legado 

A velocidade das transformações que o município de Miguel Pereira vem vivendo, em pouco mais de dois anos e meio mostra o que pensa o atual prefeito. “Estamos com um olhar no futuro. Vamos trazer a fábrica de chocolates Lugano e a cervejaria Raisen Bier, que irão gerar emprego e renda. Queremos deixar obras e melhorias que estejam no dia a dia das gerações que estão por vir. Trabalhamos para que Miguel Pereira continue sendo vista como uma cidade que oferece qualidade de vida através de uma saúde de excelência, uma educação que dá oportunidade, que oferece lazer e esporte para todas as idades e geração de renda para seus moradores”. Finalizou o prefeito. 












Nenhum comentário: