A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Estação Ferroviária de Vassouras (Memorial do Trem)


A Antiga Estação Ferroviária está localizada no Centro da cidade. O prédio existente hoje foi construído no início do século 20 e inaugurado em 1914. O local onde ela foi construída já era uma estação em 1875. Era a Estação Carril Vassourense e ligava Vassouras até Rio das Mortes e funcionava por meio de bondes puxados à lombo de burro até encontrar as composições da Estrada de Ferro D. Pedro II.


O último trem passou por ali em 1970. Hoje o prédio é a sede da Pró-reitoria de Extensão Universitária da Universidade de Vassouras. Mas também funcionam na Estação o Museu do Trem e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Prefeitura Municipal de Vassouras. A Estação possui hoje um raro exemplar da história ferroviária nacional: a Locomotiva Baldwin, de 1889, último exemplar remanescente que circulou pela Estrada de Ferro D. Pedro II e pode ser visitada no pátio da Estação. Ali ocorrem eventos da Universidade de Vassouras, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de outros produtores culturais da cidade. Aos domingos ocorre ali o domingo na Estação, com música e atrações para as crianças. 

Visitação externa: Todos os dias, das 9h às 18h. 

Visitação ao Memorial do Trem: De quarta-feira a domingo, das 10h às 16h

Local: Praça Martinho Nóbrega (Centro)

Nenhum comentário: