A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Vassouras é finalista do Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE

Com projeto voltado para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, o município de Vassouras está classificado para concorrer àetapa final do Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE, na categoria pequenos negócios no campo, disputando com diversos municípios de todo o Estado. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura elaborou e vem executando desde 2017 o Programa Municipal de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, que conta com os
subprojetos de diversificação de culturas e comercialização através da Feira do Produtor. A estrutura conta com uma estufa onde são produzidas e distribuídas gratuitamente mudas de hortaliças diversificadas para os produtores rurais além de assistência técnica e preparo do solo para os produtores participantes do projeto. 
A equipe da secretaria está otimista com os resultados alcançados até agora, principalmente pela aceitação dos produtores rurais ao programa de desenvolvimento. O projeto também consiste em incentivar a produção de plantios diversificados e de forma mais sustentável, preocupando-se não somente com o lucro, mas também com a manutenção da atividade, com a sustentação do espaço físico para produção por longos períodos, utilização de tecnologia apropriada e ainda com a permanência do homem no campo. 
O oferecimento de mudas tem sido um sucesso através da estufa municipal, chegando à expressiva marca de mais de 130 mil mudas de hortaliças doadas, como por exemplo, abobrinha, berinjela, jiló, quiabo, alfaces, repolho, couve-flor, brócolis, alho-poró, cebola, beterraba, pepino, dentre outras diversidades. Até o momento são 369 beneficiários diretos, sendo 81 agricultores familiares cadastrados e 288 munícipes, entre hortas domésticas, escolas, creches, CRAS, clínicas e outras instituições. 
Outro eixo do projeto em destaque é o oferecimento do preparo do solo gratuitamente, que ajuda baixar e muito o custo da produção, já tendo sido oferecidas do segundo semestre de 2017 até aqui mais de 800 horas de arado e dezenas de produtores contemplados. 
Uma novidade também é a criação de um aplicativo para celular, em fase final de desenvolvimento, contando com a identificação dos produtores, suas localidades, mapas e registros fotográficos. O agricultor se aproxima da tecnologia, o munícipe e o turista estreitam sua relação com o campo de onde vem o alimento que eles adquirem na cidade. É a tecnologia chegando ao campo e a valorização do trabalhador rural através de seu trabalho divulgado. 
O prefeito Severino Dias demonstrou sua felicidade com o desenvolvimento do projeto, “essa é uma iniciativa que tem bastante potencial de desenvolvimento ajudando a fomentar a Agricultura Familiar do município. É um projeto de cadeia completa envolvendo não somente a produção, mas, também a comercialização, gerando renda e sustentabilidade na área rural. Fico muito feliz que nossa gestão esteja contribuindo para melhoria da qualidade de vida das famílias do campo”, declarou. 
No final de junho será divulgado o ganhador do Prêmio Prefeito Empreendedor da etapa Estadual e o projeto de Vassouras é um dos finalistas!

Nenhum comentário: