A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

domingo, 24 de junho de 2018

Método TheraSuit será ofertado gratuitamente no Centro de Fisioterapia e Reabilitação de Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu neste mês os aparelhos para implantação do método ‘TheraSuit’ no Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação com o objetivo de ampliar os atendimentos no setor de Fisioterapia.
Este método de treinamento, que é um programa intensivo individual elaborado a partir de avaliação específica para a identificação das necessidades e objetivos do paciente, visa o ganho de força, funcionalidade, endurecimento, coordenação e equilíbrio.
Segundo o Coordenador Geral de Fisioterapia, Drº Fábio França, Itatiaia será o primeiro município da região a oferecer o tratamento gratuito e a compra do equipamento representará uma economia nos cofres públicos de cerca de R$ 30.000,00.
- No TheraSuit tiramos a ação da gravidade ao utilizar uma gaiola com pesos e um colete, com isso os movimentos reflexos são inibidos e o indivíduo permanece por mais tempo com a postura correta. Na região não há o procedimento gratuitamente e o local mais próximo que oferta o método é Volta Redonda. Com a aquisição, Itatiaia será a primeira cidade da região a oferecer o tratamento gratuito! Além da economia de cerca de R$ 30.000,00, nossos pacientes não irão ter mais o desconforto do deslocamento. O aparelho já chegou e o próximo passo é a capacitação dos profissionais que será feita em breve – explicou o coordenador.
No TheraSuit os exercícios são realizados em uma gaiola específica com polias e pesos na qual se consegue realizar movimentos sem a ação da gravidade e fortalecer músculos específicos. Um sistema de cordas acopladas à gaiola mantém o paciente em várias posturas enquanto o terapeuta pode fazer modificações para facilitar ou dificultar a função, de acordo com cada caso.
- Nossa prioridade é sempre ofertar o serviço com qualidade, por isso nossos fisioterapeutas irão passar por capacitação para que o munícipe tenha um bom atendimento. Atualmente o município paga para que o paciente faça esse tratamento, mas não estamos falando apenas da economia que teremos, pois com esse aparelho o paciente apresenta resultados mais rápidos – destacou a Secretaria de Saúde, Marlene da Silva.
Sobre o TheraSuit
Criado nos Estados Unidos, o Método TheraSuit tem como base da técnica uma veste criada por pesquisadores russos com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas devido à falta de ação da gravidade em suas longas viagens pelo espaço.
A veste TheraSuit é uma órtese dinâmica, constituída de cordas elásticas específicas e antialérgicas, ajustadas de acordo com a necessidade do paciente. A veste auxilia emitindo informações contínuas dos proprioceptores do alinhamento correto. Assim são inibidos movimentos reflexos e há uma maior permanência no padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo alguns movimentos. Com o auxilio da veste o tronco ganha maior estabilidade e coordenação das extremidades.

Nenhum comentário: