A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Miguel Pereira descarta possibilidade de rompimento do Lago Javary


Secretária de Meio Ambiente se reuniu com técnicos do INEA e local, um dos pontos turísticos da cidade, recebeu vistoria técnica.
                                                                      Foto: extraída da internet
O rompimento de uma das barragens da Vale, ocorrido em Brumadinho (MG), ocorrida no mês de janeiro, que fez até o momento mais de 150 vítimas fatais e outras mais estão desaparecidas, alertou o Estado do Rio de Janeiro para as condições das barragens e lagos existentes em seus diversos municípios. Em recentes divulgações, jornais da capital e do interior deram destaque às barragens classificadas como Dano Potencial Associado (DPA), ocasião em que o Lago de Javary, na cidade de Miguel Pereira, também foi citado.

A notícia trouxe insegurança aos moradores, causou espanto e surpreendeu a prefeitura que, por meio de uma nota oficial, assinada pela secretária municipal de Meio Ambiente, Nathália Mafra Garbios Zacaron, descarta qualquer possibilidade de rompimento do lago, que é a maior atração turística da cidade, visitado frequentemente por moradores da cidade e por turistas dos demais municípios do Estado. “A classificação trata do possível dano, e não do risco iminente de rompimento da barragem do Lago de Javary”, diz a secretária no documento.

Ainda na nota, a prefeitura esclarece que fez, na quarta-feira (30), uma reunião com técnicos do INEA. “De forma preventiva, o município realizou esta reunião para a elaboração do Plano de Segurança de Barragens, documento técnico obrigatório para qualquer barragem existente no território nacional, consoante leis 12.334/2010 e 7.193/2016”, diz o documento.

A nota também assegura que no dia 31 uma vistoria de inspeção técnica ocorreu no Lago. “Paralelamente foi realizada pelo município vistoria de inspeção com o grupo técnico formado por engenheiros da área para viabilizar mecanismos modernos de manutenção e segurança máxima para o local”, ressalta.

O documento encerra descrevendo o lago como patrimônio e garantindo que os trabalhos de manutenção do local acontecem periodicamente. “Não existe qualquer indício de risco de rompimento. O Lago Javary é um patrimônio turístico e paisagístico da nossa cidade e recebe todos os cuidados necessários para sua manutenção”, encerra a nota.


Nenhum comentário: