A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Parceria para o desenvolvimento sustentável é tema de evento em Pinheiral com secretário Eduardo Lopes


Prefeitos, secretários de Agricultura e Turismo e representantes do setor do Sul Fluminense lotaram o CT João Havelange
Com objetivo de debater temas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado (Seappa), Eduardo Lopes, participou, na manhã deste sábado (9), de um encontro com prefeitos, secretários de agricultura e turismo e empresários da região Sul Fluminense, no município de Pinheiral.
Segundo Eduardo Lopes, a meta do governo é audaciosa e os desafios, muito grandes. “Queremos elevar o Produto Interno Bruto (PIB) de 3% para 10% até o fim dos quatro anos de governo. É aquela história: se não tivermos desafios, como iremos avistar os resultados? Para se ter ideia do quanto é grande o  nosso estado, o Rio de Janeiro está em terceiro lugar do país em arrecadação bruta, e o segundo PIB estadual”, destacou.
O presidente da Emater-Rio, Sérgio Lemberck, disse como é gratificante ver tantos representantes do setor do agronegócio e autoridades presentes em um evento como este.
“Como presidente da Emater-Rio, estou orgulhoso por compor a equipe do secretário Eduardo Lopes, sei dos seus desafios, empenho e dedicação junto da Secretaria de Agricultura e das empresas interligadas. Quero dizer que já estamos com plano de atuação com todas as regionais do estado do Rio de Janeiro, colocando o escritório da Emater na linha de frente, e dar total apoio aos nossos principais clientes, que são os produtores rurais, que conseguem produzir e contribuir para uma economia mais forte, além de melhorar a participação no PIB”, afirmou.
Durante o encontro, o secretário Eduardo Lopes deu posse simbólica ao vereador de Barra do Piraí, Pastor Monteiro, que assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura do município. Vereador por cinco mandatos, Monteiro aproveitou a ocasião para falar da importância do encontro para a região.
“Este evento é, de fato, muito importante para todos. Eu espero que o senhor seja um secretário presente, como foi como senador, que abriu as portas do seu gabinete e atendeu muitos prefeitos e vereadores. Além disso, é  preciso que o senhor vá, pessoalmente, a cada cidade e converse com os produtores rurais. Isso é o que nós precisamos. Eu sei que são muitos desafios, que 70% da receita estadual está comprometida; eu, inclusive, peguei um município destroçado, mas graças a Deus fizemos os ajustes necessários. Por isso espero de coração que o senhor encare as dificuldades na agricultura, pecuária, pesca, aquicultura e abastecimento com muita força e coragem”, frisou. 
O presidente da Fiperj (Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Vicenildo Medeiros, lembrou que a instituição é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seappa) e que tem por finalidade fomentar a questão da pesca no estado e promover políticas públicas. “Nós possuímos 12 escritórios espalhados pelo estado, inclusive, um localizado em Piraí, portanto, quero colocar a Fiperj à disposição de todos os prefeitos aqui presentes. Devido ao corpo técnico que a Fiperj dispõe, sabemos da importância deste órgão, que pode oferecer assistência técnica aos pequenos produtores.”
Em meio aos prefeitos e secretários, o presidente da Pesagro-Rio, Nilton Rocha Leal, agradeceu ao secretário Eduardo Lopes por integrar a equipe. “É uma grande honra fazer parte da sua equipe, secretário. Quero aproveitar para dizer que a Pesagro-Rio está sendo novamente revitalizada e impulsionada. Todo país precisa de pesquisas para que os resultados sejam mais eficientes, e na agricultura isto é extremamente importante. Com o trabalho conjunto, muito em breve, o Rio de Janeiro poderá chegar perto de atingir esses 10% do PIB”, ressaltou.
No final, Eduardo Lopes fortaleceu a ideia da união de todos e da parceira em prol do desenvolvimento econômico da região Sul Fluminense. “Nós precisamos estar unidos, os municípios, fortalecidos em grande parceria com os nossos produtores rurais, a fim de garantirmos um desenvolvimento sustentável ao Rio de Janeiro. Tenho certeza de que, trabalhando juntos, vamos chegar a um grande resultado”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário: