A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Deputados Estaduais tomam posse na ALERJ

Foto: Júlia Passos 
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou nesta sexta-feira (01/02) a 12ª legislatura de sua história, com a posse de deputados eleitos em 7 de outubro de 2018. A sessão começou às 15h, presidida pelo deputado André Ceciliano (PT). A mesa foi formada pelo governador Wilson Witzel; o vice-governador Cláudio Castro; o procurador-geral da Procuradoria do Estado, Marcelo Lopes da Silva; o subprocurador-geral de Justiça de administração, Eduardo da Silva Lima Neto, e o defensor público geral do Rio, Rodrigo Pacheco.

No início da cerimônia, foi respeitado um minuto de silêncio em memória ao deputado estadual Wagner Montes, que faleceu no último sábado (26/11). A Banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) tocou o Hino Nacional e também houve uma apresentação dos músicos da Orquestra Maré do Amanhã. Na sequência, os 64 parlamentares que tomaram posse juraram respeitar a Constituição e a confiança depositada neles pela população: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. Em seguida, todos foram chamados por ordem alfabética para assinar o termo de posse.

Em seu discurso, o presidente da mesa da cerimônia de posse deu boas-vindas aos deputados eleitos e reeleitos e agradeceu a oportunidade de estar assumindo seu quarto mandato. "Nos últimos anos, enfrentamos muitas batalhas aqui nesta Casa mas não fugimos à responsabilidade, afinal, fomos eleitos para responder por nossos erros e acertos. Num momento em que o Estado do Rio de Janeiro esteve à beira de um colapso social, com salários atrasados e serviços paralisados, em meio a tantas adversidades encontradas, a Alerj uniu esforços e enfrentou os obstáculos para superar dificuldades e seguir adiante", lembrou.

Ceciliano também falou sobre os desafios da nova legislatura. "Olhando para esta Casa, renovada em mais de 50%, tenho também renovada a certeza de que a confiança depositada em todos nós pelo povo fluminense será correspondida com muito trabalho. Vamos nos concentrar na recuperação do nosso estado. Já abrimos mão de parte do nosso orçamento deste ano para permitir a contratação de três mil policiais militares, 250 policiais civis e agentes penitenciários", ressaltou.

O governador Wilson Witzel cumprimentou André Ceciliano e afirmou contar com a parceria de cada um dos parlamentares para recuperar a economia do Rio. “É preciso realizar uma união de esforços construída no bom senso, sempre respeitando a oposição e as discussões de ideias. Todos temos que lembrar que fomos eleitos com a esperança de dias melhores e não podemos decepcionar a população. Vamos enfrentar com coragem o crime organizado para trazer mais desenvolvimento e diminuir a desigualdade social. Também temos que respeitar o funcionalismo público e melhorar o turismo. Estou de braços abertos para trabalhar pelo bem do nosso povo”, declarou Witzel.

A cerimônia foi encerrada pela Banda da PMERJ, ao som do Hino do Estado do Rio de Janeiro. Amanhã, às 15h, será realizada, no Plenário do Palácio Tiradentes, a eleição da Mesa Diretora.

Renovação

A Casa receberá novos ocupantes em 36 de suas 70 vagas. A mudança representa 51% dos quadros do Poder Legislativo fluminense, uma renovação maior que a verificada nas eleições de 2014, quando 33 novos parlamentares assumiram seus mandatos.Um dos destaques destas eleições foi o crescimento da bancada feminina da Casa. Nesta legislatura, serão 12 mulheres, um aumento de 33% em relação às nove deputadas que exerceram mandato nos últimos quatro anos. Seis parlamentares encontram-se presos e não foram empossados. São eles: Anderson Alexandre (SD); André Corrêa (DEM); Chiquinho da Mangueira (PSC); Luiz Martins (PDT); Marcos Abrahão (Avante) e Marcus Vinícius Neskau (PTB).

Nenhum comentário: