A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

SNA promove Encontro com o Governador e Secretário de Agricultura do Estado


Proposta foi a articulação política para revitalização do agronegócio no estado


A convite do presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, Eduardo Lopes, se reuniu na tarde desta quinta-feira (07), em almoço com o governador Wilson Witzel, diretores da instituição e representantes do agronegócio para conhecerem as novas propostas e metas em prol da revitalização econômica do Estado do Rio de Janeiro e a importância de investimentos e parcerias para alavancar os setores agropecuário, da pesca e aquicultura.

Antonio Alvarenga fez uma breve apresentação da diretoria da SNA e disse que os esforços devem estar concentrados para tirar o estado da calamidade generalizada em que se encontra.

_ O Rio de Janeiro está numa situação muito difícil, mas nosso trabalho é tentar melhorar esse quadro. Acreditamos que, juntos, traremos mudanças relevantes para a recuperação estadual, em particular do agronegócio - comentou.
O governador Witzel fez um breve levantamento da situação caótica do Rio, do que já está sendo realizado e pediu o empenho de todos os participantes para a concretização dos objetivos e metas de seu governo.

_ O que estamos assistindo é o retrato do abandono de décadas, mas não podemos olhar para trás. É fundamental evitarmos os erros passados e começar a acertar em todos os municípios. O comprometimento tem que ser de todos. Vamos trabalhar para elevar o PIB estadual dos 3% para 10%, mas sem o apoio dos grandes proprietários de terra não iremos atingir esta meta - alertou.

_ Temos que investir na produção agrícola, buscar soluções viáveis para que os municípios produzam mais no segmento, com a compreensão dos proprietários rurais e incrementando a agricultura familiar - declarou o governador.

Witzel destacou a presença de interesse da China em revitalizar a economia do estado.

_ A China e a Rússia são compradores em potencial, não podemos fechar os olhos a esta realidade. Precisamos buscar recursos, inclusive de fundos internacionais, para revitalizar estradas para escoamento da produção, investir nos aeroportos e portos, avalizar nossa economia - pontuou.

Honrado em participar do encontro, o secretário Eduardo Lopes se comprometeu em fazer todo o esforço para a real recuperação do Rio de Janeiro, em particular nos nos setores agrícola, pecuário, pesqueiro, de aquicultura e abastecimento fluminenses.

_ Estamos com muitas ideias para colocar em prática, queremos aprimorar a legislação existente e criar novas, porque precisamos repensar questões importantes como a tributação em nosso estado. O Rio de Janeiro tem números que precisam ser alterados. Hoje, importamos de outros estados 70% dos alimentos que são consumidos. Com as experiências que adquiri enquanto deputado federal, senador e ministro da Pesca e Aquicultura, percebi o quanto o Rio tem de potencial - frisou Lopes. E revelou o apoio da FAO para a criação de um plano importante para o setor.

_ Quero me colocar à disposição de todos os representantes do setor do agronegócio para que, juntos, possamos tornar o Rio de Janeiro economicamente viável. Estamos trabalhando com as nossas empresas vinculadas e a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – a criação do Plano Estadual de Desenvolvimento do Agronegócio, em que iremos atuar para alavancar a economia. O nosso estado, o nosso povo merecem dias melhores - concluiu.



Nenhum comentário: