A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 9 de julho de 2019

Teresópolis pode ganhar Banco de Alimentos com consultoria da CEASA/RJ

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, poderá contar, ainda no segundo semestre desse ano, com um Banco de Alimentos, responsável por arrecadar doações e repassá-las para instituições de caridade ou famílias em estado de vulnerabilidade social. 

É o que afirma o secretário de Desenvolvimento Social do município, Marcos Jaron. 

“Queremos diminuir radicalmente o desperdício de alimentos que hoje, infelizmente, atinge nossos produtores, repassando esse material para quem mais precisa”, observou.

O gestor disse que já tem um grande número de possíveis doadores para o projeto. De acordo com ele, “o que falta é o conhecimento sobre como colocá-lo em prática”. 

Para resolver essa questão, Jaron visitou a unidade de Irajá, da Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ), na Zona Norte da capital fluminense, na manhã desta segunda-feira (08). 

Ele conheceu o Banco de Alimentos da Ceasa/RJ e pôde observar a dinâmica de funcionamento e toda a sua estrutura, desde os materiais e equipamentos utilizados até a equipe de profissionais envolvida.

Atualmente o projeto atende 400 instituições, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

Segundo o coordenador do Banco de Alimentos da Ceasa/RJ, Márcio Paulino, o programa surgiu como uma iniciativa para redução do desperdício de alimentos. 

“O intuito era recolher, selecionar e distribuir alimentos que eram jogados no lixo por estarem fora do padrão de comercialização, mas aptos para consumo humano, e distribuir para pessoas em vulnerabilidade alimentar”.

O secretário Marcos Jaron ouviu ainda do diretor técnico da Ceasa/RJ, Carlos Quintanilha, o Gutti, que a Central de Abastecimento vai oferecer treinamento para as equipes do futuro Banco de Alimentos de Teresópolis.

A presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho, comemorou a parceria e destacou a importância de ações como essa para a segurança alimentar e nutricional de todo o estado.

“Fortalecer os municípios no combate ao desperdício de alimentos é fortalecer a Ceasa e o estado”, avaliou.

O diretor financeiro da Ceasa/RJ, Henar de Almeida, e o subsecretário de Abastecimento da cidade do Rio de Janeiro, Lauro Fabiano, também participaram do encontro.

Nenhum comentário: