A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 16 de julho de 2019

Quinteto de metais se apresenta na sacada da ACIAP BM e arranca aplausos de pedestres

A sacada do prédio da A ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) foi palco na noite desta segunda-feira, dia 15, de uma apresentação do Quinteto de Metais do Projeto Música nas Escolas. Durante cerca de 40 minutos, quem passou pela Avenida Domingos Mariano, no Centro, pode ouvir clássicos internacionais e da MPB executados pelo grupo musical. O evento fez parte da programação do III Festival Internacional de Música do município, que segue até o dia 27 de julho.
“No ano passado, em dezembro, trouxemos um coral natalino para se apresentar na sacada e foi um sucesso. Este ano, além de apoiar Festival Internacional, oferecemos nosso espaço para uma apresentação. É a forma que encontramos de fomentar a cultura na cidade e aproximar os moradores do Projeto Música nas Escolas. Queremos que Barra Mansa se torne, cada vez mais, uma referência em música no Brasil e no mundo”, afirmou Bruno Paciello, presidente da ACIAP BM.
A qualidade instrumental do Quinteto de Metais chamou a atenção do representante comercial Paulo César Rodrigues, de 67 anos. Morador do bairro Monte Cristo, ele passava pela calçada da avenida quando a música chamou sua atenção. “Foi uma grata surpresa olhar para o alto do prédio e ver os músicos tocando. Um espetáculo como esse, ao ar livre e de graça, é um presente para a cidade e seus moradores”, afirmou Paulo César.
Para os estudantes João Vitor Siqueira e Luiz Eduardo Mazzanti, ambos com 15 anos, a apresentação do Quinteto em plena área central da cidade é um grande incentivo à cultura. “Começamos a tocar instrumentos há cinco anos e somos fãs da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Eventos como este despertam a atenção de crianças e jovens e os atraem para a música”, contaram.
O músico Vinícius Gonçalves Gil, que toca tuba no Quinteto de Metais, aprovou a experiência de tocar na sacada da ACIAP BM. “A mistura dos sons da cidade com os instrumentos foi uma combinação interessante. Para nós é sempre um prazer tocar para os moradores de Barra Mansa. Foi uma noite muito agradável”, disse. O Quinteto de Metais se apresenta novamente no prédio da entidade no próximo dia 22 de julho, às 18h.
O III Festival Internacional de Música de Barra Mansa reúne mais de 25 músicos consagrados em nível nacional e internacional. As apresentações são gratuitas e acontecem em diferentes pontos do município. Haverá aulas com músicos de cinco nacionalidades diferentes para cerca de 400 alunos já inscritos. Entre os artistas que se apresentam no festival estão o violinista israelense Shmuel Ashkenasi e o oboísta brasileiro Alexandre Barros. O evento conta ainda com a Oficina de Música Popular, ministrada por Fernando Deddos. Os alunos se apresentarão no dia 25 deste mês, às 20h, no Sesc, no bairro Ano Bom.
A programação completa do festival pode ser conferida no site www.barramansa.rj.gov.br. O evento é uma realização da prefeitura e da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, em parceria com o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (CODEC-BM), ACIAP BM, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL BM), Agência AM4 e Serviço Social do Comércio (Sesc-RJ), representando também o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e o Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio).

Nenhum comentário: