A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 16 de julho de 2019

Ceasa inaugura Feira da Agricultura Familiar

A Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ) inaugurou no dia 12 de junho a Feira da Agricultura Familiar, que funciona no pavilhão 30 do mercado de Irajá, na Zona Norte da capital fluminense. A inauguração contou com música ao vivo, oito barracas de alimentos produzidos por agricultores de diferentes regiões do estado, um stand de artesanatos e um veículo equipado com uma torneira de
cerveja artesanal. Diversas autoridades municipais, estaduais e federais estiveram presentes.

A feira foi realizada em parceria com a União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado Rio de Janeiro (Unacoop) e vai
acontecer todas as sextas-feiras, no mesmo local. Lá os visitantes poderão encontrar café, mel, palmito, ovos de galinha caipira, batata chips, tempero caseiro, doces de leite, de goiaba, de abóbora e de maracujá, ambrosia, brigadeiros, cachaças e cervejas artesanais, mandioca, alface, broto de batata doce, berinjela, quiabo, chocolate em barra, cacau, banana, goiaba, maracujá, tomate cereja, tangerina, vários tipos de bolos e geleias, farinha de tapioca,
goiabada e marmelada.

De acordo com o subsecretário adjunto de Agricultura Familiar, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Adriano Lopes, os circuitos de comercialização que envolvem a agricultura familiar são fundamentais para a valorização dos pequenos produtores rurais. “Boa parte da economia de nosso estado vem de atividades ligadas à agricultura familiar. Iniciativas como a Feira do Agricultor da Ceasa serão cada vez mais apoiadas pela Secretaria”, assegurou o subsecretário Adriano Lopes.


O secretário de Agricultura da cidade de Varre-Sai, no Noroeste do Rio de Janeiro, Antônio Celebrini, acompanhou a comitiva de agricultores de café que participou da inauguração da feira. O município é um dos maiores produtores do grão em todo o estado. “Nós vendemos nosso café no mercado interno, para a capital e até em outros estados. Já estamos consolidados, mas queremos ampliar. E eventos como esse servem para abrir muitas portas aos negócios”, comemorou Celebrini.


Já o presidente da Unacoop, Jocimar Pacheco, avaliou que uma das principais características da Feira do Agricultor é possibilitar a aproximação direta entre o produtor e o consumidor final. “Essa proximidade permite que o comerciante divulgue mais a sua história de vida, do seu produto e a relação dele com sua cidade”, observou Pacheco, que produz café, banana e palmito em Mangaratiba, no litoral Sul fluminense.

A presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho, disse que a Feira do Agricultor vai acontecer semanalmente, durante três meses, podendo ser prorrogada, dependendo da aceitação do público. “Essa é mais uma porta de saída para os produtos oriundos do interior do nosso estado e da Região Metropolitana. Precisamos sempre trabalhar no sentido de dar oportunidades ao desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou.

Parceria intersetorial alavanca o setor

O subsecretário de Abastecimento da cidade do Rio de Janeiro, Lauro Fabiano, destacou a importância da atuação em conjunto de todas as esferas públicas ligadas ao desenvolvimento da política de agricultura familiar. “O Rio de Janeiro tem um enorme potencial nesse setor e vamos continuar unidos nessa agenda”, afirmou.

O gerente de Operações e Suporte Técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Regional Sudeste, Gustavo Areal, disse que a instituição busca mais recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar através de emendas parlamentares. O projeto prevê a compra de alimentos e a sua doação para entidades socioassistencias que atendam pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

“A questão do orçamento parlamentar é uma estratégia para aumentar os recursos destinados aos agricultores de todo o estado. Temos várias propostas encaminhadas e o mês de outubro é a data final para conseguirmos esses recursos que serão utilizados em 2020”, observou Areal.

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), Jorge Gonçalves, também participou do evento.

Nenhum comentário: