A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

sábado, 13 de julho de 2019

Mirante Imperial é o novo atrativo turístico de Vassouras

Além da vista panorâmica da cidade, local será utilizado para lazer e eventos culturais

Vassouras é conhecida como uma das cidades mais bonitas do Vale do Café. Suas fazendas, casarões históricos e a Praça Barão de Campo Belo estão entre os cartões postais mais visitados por moradores da Região Sul Fluminense e turistas nacionais e internacionais.

Graças ao seu grande acervo patrimonial e cultural, o turismo cultural vem crescendo no Município à medida que o governo municipal vem investindo em ações para promover novas experiências aos turistas e moradores da região. 

A inauguração do Mirante Imperial, no dia 05 de junho, marca essa nova etapa no turismo vassourense. A proposta é divulgar Vassouras e seus atrativos sob um novo olhar, visto de cima, onde é possível ver a cidade e seu conjunto paisagístico de forma única, em um espaço que foi totalmente reformado, reformulado e inaugurado pela gestão do prefeito Severino Dias. A inauguração contou com a presença do Prefeito e do vice-prefeito de Vassouras, Severino Dias e Thomaz Rocha, do Deputado Federal Delegado Antônio Furtado, Deputado Estadual Marcelo Cabeleireiro, do ex-prefeito de Vassouras, Renan Vinícius e dos vereadores Sandro Delgado, Marco Batalha, Manoel Macedo, Jeovane Lomeu e Kiko Brando.

Para a Prefeitura, a construção do Mirante vai além da vista privilegiada da cidade: o objetivo é transformar o local em um atrativo turístico diferenciado, com espaço de diversão e lazer para as famílias, onde é possível a realização de  mostras culturais e eventos diversificados, como o Devorart, realizado no fim de semana da inauguração do Mirante. Tudo com o objetivo de promover novas e melhores experiências para quem escolhe Vassouras como destino turístico:

- A inauguração do Mirante Imperial marca o início de um novo tempo no turismo vassourense. Novas estratégias estão sendo elaboradas para promover a melhor experiência para os turistas e moradores. Nossa vocação é o turismo e a cultura. Estamos trabalhando cada vez mais para melhorar essa experiência e com isso alavancar também a nossa economia - destacou o prefeito Severino Dias. 

Falando em economia, segundo o CAT, Centro de Atendimento ao Turista, em Vassouras, só no mês de junho, mais de 600 turistas registraram presença em seu livro de assinaturas, sendo a  maioria do Rio de Janeiro. Há registros também de São Paulo, Espírito Santo e da região Sul e Nordeste do país. Franceses e italianos também registraram sua presença no CAT, em junho. Isso significa que são mais  de 600 pessoas (contando apenas os que assinaram o livro) consumindo serviços e produtos na cidade, movimentando a economia vassourense, gerando novos empregos e oportunidades para o comércio local e novos empreendimentos. 

Mirante Imperial de Vassouras

O Mirante Imperial de Vassouras está localizado no alto do “Morro da Torre”, onde a vista privilegiada oferece um novo olhar sob o Vale do Café. Do Mirante é possível avistar boa parte do  conjunto histórico, urbanístico e paisagístico de Vassouras, tombado pelo IPHAN. 

A obra do Mirante Imperial teve início em 2014. A primeira etapa foi entregue em dezembro de 2016, pelo então prefeito Renan Vinícius. Nesta segunda etapa, na gestão do prefeito Severino Dias, a secretaria de obras informou que, através do INEA, antigas instalações foram reformadas e novas obras foram realizadas:

  • Construção de uma Pérgola (estrutura decorativa feita em madeira, localizada no deck)
  • Revitalização do Deck Panorâmico com a instalação de um novo guarda - corpo de inox
  • Revitalização do calçamento e pintura em geral
  • Reforma dos banheiros e lojas
  • Construção de uma área de lazer para crianças, com instalação de parquinho e 
  • Instalação equipamentos de ginástica ao ar livre e piso emborrachado no local
  • Reforma da rede elétrica e de água
  • Próxima etapa prevê a revitalização final do acesso ao mirante

Nenhum comentário: