A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (Seappa) presta contas sobre as metas dos 180 dias

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Seappa) divulgou na sexta-feira, 29, as metas, entregues ou em andamento, dos 180 dias da gestão do secretário Eduardo Lopes e de toda a equipe técnica junto das empresas Emater-Rio, Fiperj, Pesagro e Ceasa-RJ, ao mesmo tempo em que o governador Wilson Witzel também apresentou as metas gerais durante encontro no Centro do Rio.

Apesar das grandes dificuldades que o Estado do Rio de Janeiro vem passando, o governo fluminense, com o apoio das prefeituras e dos secretários, tem buscado parcerias e captação de recursos, entre outras estratégias, para a recuperação da economia fluminense. E como tem dito o governador Witzel em seus discursos, “Começamos a virar o jogo!”

Neste sentido, a Seappa e as vinculadas estão no mesmo caminho, com encontros com os municípios e até em viagens ao exterior, buscando parcerias e recursos para implantar projetos relevantes capazes de não somente alavancar a economia, como também trazer mais qualidade de vida aos produtores rurais e mais sustentabilidade com responsabilidade.

Das metas que toda a equipe técnica ficou imbuída de trabalhar arduamente, para que as metas dos 180 dias fossem cumpridas, foram destacadas as que estão discriminadas abaixo:

1) Projeto para instalação de sistema de prevenção e combate a incêndios elaborado na Ceasa de Irajá.

2) Promover a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para assistir produtores rurais do Rio de Janeiro.

Entregável: Assistência Técnica e Extensão Rural realizada a 20 mil produtores (a Emater-Rio, na realidade, já atendeu 22.770 produtores rurais, ultrapassando a meta estipulada).

3) Assinatura do Consórcio Norte-Fluminense para a recuperação das estradas vicinais e garantir o escoamento da produção agropecuária, sobretudo da agricultura familiar, e para o turismo rural, sendo essenciais no processo de desenvolvimento do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Municípios e quilômetros de estradas a serem atendidas:

Campos dos Goytacazes – 5.800 Km
Cardoso Moreira – 546 Km
São Fidélis – 1.500 Km
Bom Jesus do Itabapoana – 870 Km
Conceição de Macabu – 534 Km
Carapebus – 440 Km
Quissamã – 140 Km
Italva – 290 Km

Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) – Workshop de Ranicultura.

A Fiperj realizou um workshop de ranicultura no município de Rio das Flores, região do Sul-Fluminense. O evento contou com a presença de produtores, proprietários de entrepostos de abate e estudantes. Na ocasião, foram realizadas palestras sobre questões centrais para o desenvolvimento da ranicultura no Estado. Para muitos proprietários de ranários, o workshop foi um “divisor de águas com a reestruturação do setor e possibilidades de crescimento da cadeia produtiva”; a chance de eventuais gargalos não é descartada, e, diante dessa questão, foi elaborada carta de demandas para apresentação ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor da ranicultura fluminense.

Cursos de Hortas Urbanas

(Complementando, seguem os cursos de Horta Urbana com base agroecológica desenvolvidos pela Seappa): Já ocorreu em Mesquita, Baixada Fluminense.

Próximos cursos:

Fundação Leão XIII – Sepetiba RJ
(O abrigo é composto por 36 casas, compartilhadas como vila, com 57 idosos independentes).

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

SMASDH – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Barra Mansa

Barra do Piraí – Distritos agrícolas:
1) Dorândia
2) Vargem Alegre
3) Turvo
4) Ipiabas

Arquidiocese de Niterói
Niterói
São Gonçalo
Vila Cruzeiro – Penha RJ
Vila Vintém – Padre Miguel RJ
Maricá – RJ

Nova Iguaçu – Baixada Fluminense.

A equipe da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e as empresas e ela vinculadas (Fiperj, Emater-Rio, Pesagro e Ceasa-RJ) têm trabalhado muito para alcançar com transparência os resultados que se esperam da atual gestão e de todos os colaboradores técnicos e especializados que juntos têm permitido chegar aos objetivos estabelecidos. Foram cumpridas as metas dos 100 dias, agora estão sendo cumpridas as dos 180 dias. E que venham todas as metas ao longo da gestão do Governo Witzel, sempre em defesa dos interesses dos produtores rurais, em particular, e do crescimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Começamos a virar o jogo!





Nenhum comentário: