A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Bairro Arcozelo é o campeão do JESPA 2019

Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes de Paty do Alferes, evento teve um total de 1.110 atletas inscritos, com idade entre 7 e 61 anos.


A Prefeitura de Paty do Alferes realizou de 12 a 28 de julho a 38ª edição dos Jogos Esportivos de Paty do Alferes (JESPA). Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, o evento teve um total de 1.110 atletas inscritos, com idade entre 7 e 61 anos, dos bairros Arcozelo, Avelar, Granja e Monte Alegre. Às equipes participantes foi entregue um calendário oficial do JESPA. No documento constavam os locais, as modalidades e os respectivos horários dos confrontos entre as equipes.

A iniciativa do governo municipal foi mais um “gol de placa” a favor do esporte, do estímulo e valorização das competições, da cidadania e socialização entre moradores e em oferecer oportunidades à descoberta de novos talentos esportivos. Na edição deste ano, o JESPA ofereceu competições esportivas nas modalidades como futsal, vôlei (categorias masculino e feminino), basquete, handebol, tênis de mesa, futevôlei, vôlei de areia, futebol de campo, corrida rústica e ciclismo.

As competições ocorreram em horários diversos e contou com um público médio de três mil pessoas. No sábado, dia 27, penúltimo dia do evento, o público presente no ginásio municipal alcançou mais de quatro mil pessoas. Ao todo foram 17 dias de adrenalina esportiva e muita animação dos atletas das equipes participantes.

Para os confrontos esportivos foram destinados quatro locais: o Ginásio Municipal sediou o futsal, vôlei, basquete, handebol e tênis de mesa. Na quadra de areia de Avelar foram disputados os jogos de futevôlei e vôlei. Já no campo do Arcozelo aconteceram os jogos de futebol e, para o percurso da corrida rústica, foram destinadas algumas ruas do município.

O vencedor do JESPA-2019 só foi anunciando ao público no domingo, 28, último dia do evento, sendo declarado campeão da competição o bairro Arcozelo, por ter alcançando 292 pontos. O segundo lugar ficou com o bairro Avelar, que conquistou 218 pontos, e a terceira colocação com o Granja, que somou 192 pontos. O quarto colocado foi Monte Alegre, que alcançou 180 pontos.

Apesar de concentrar grandes públicos, o evento encerrou com outro saldo positivo: o de nenhuma ocorrência policial registrada. Isso só reforça o excelente trabalho realizado não somente pela Secretaria de Esportes, mas de todos os profissionais de outras áreas envolvidas no evento, que sem dúvida, é uma das referências na região.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Luiz Fernando Espindola, a competição é um marco na história do município, tendo nascida com o intuito de incrementar o esporte e oportunizar aos moradores e veranistas uma competição esportiva e um momento de lazer neste período.

“O JESPA nasceu dentro do propósito de promover o esporte durante as férias escolares, oportunizando a moradores, veranistas, jovens e adultos disputar uma competição esportiva. O evento tem um marco de sucesso no município porque estimula a competição, valoriza a cidadania e gera lazer”, afirma o secretário.

História do JESPA

Em 1977, alguns ilustres moradores, como Carlos Celino, Carlinhos Malheiros, Rui Goulart de Carvalho, junto com Toninho Nonó, Pedrinho Bossa Nova, Osvaldo Corrêa, Jorge Gambá e Eurico Junior, dentre outros, enxergaram  no esporte uma maneira de incentivar a prática esportiva na região. Assim criaram o JESPA – Jogos Esportivos de Paty do Alferes, que aconteceriam nas férias de julho, com o intuito de incrementar o esporte e oportunizar aos moradores e veranistas uma competição esportiva e um momento de lazer neste período.

A abertura do primeiro JESPA foi em 22 de julho de 1977, no saudoso Clube Campestre de Paty, onde hoje está localizado o Ginásio Esportivo Municipal Hugo Correa Bernardes Filho. Na ocasião os jogos contaram com as seguintes equipes: Esperança, Arcozelo, Bar Rodoviário, e Juventude. Depois vieram outras, como C.R. Quindins Antártica  de Paty , Correios, Monte Alegre, Paty do AlferesO.C, Maravilha, Palmares, Granja Avelar, Miguel Pereira A.C, Dragões, sendo está última Pentacampeã. No primeiro JESPA, as equipes Esperança e Juventude terminaram empatadas com 50 pontos.

A abertura dos jogos passou a ser realizada em Quindins, em 1979, com a inauguração do Estádio Olímpico de Quindins, onde além do desfile das equipes e atletas, teve apresentação da Fanfarra de Barão de Juparanã e a distribuição de coca-cola feita pelo então diretor e patrono do JESPA, Dr.º Hanry Norbert, que eram os grandes destaques do evento. A Coca- Cola também era a principal patrocinadora do JESPA, patrocinando troféus e medalhas, assim como também, o empresário Aroldo Orem.

Na abertura dos jogos, o grande destaque sempre foi a Tocha Olímpica, conduzida por pessoas de destaque esportivo no cenário regional e mesmo nacional, como Zico, irmãos Carvalho, do remo; Piedade Coutinho, campeã Olímpica de natação; Ulisses Leon Schlosser, campeão brasileiro de ginástica olímpica, e o ministro dos Esportes Bernard Rajman.

O JESPA já está na sua 38ª edição, tendo sido interrompido por alguns anos, em 1982 e 1983, 1991 (devido à construção do Ginásio Municipal, inaugurado em 1992), depois em 2015 e 2016. Em 1984, o JESPA foi reativado na sua 6ª edição, passando a ser organizado pela AMIPA (Associação dos Amigos de Paty do Alferes) e, a partir de 1989, pela prefeitura.

Em 2019, foi dado início a grande festa do esporte em de Paty do Alferes, com a abertura do JESPA dia 12 de julho e encerramento dia 28. Nesta edição o evento contou com a participação das equipes Arcozelo, Monte Alegre, Avelar e Granja.


Nenhum comentário: