A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Prefeitura realiza vistoria anual do Transporte Urbano

Iniciativa, que acontecerá até o dia 21 de dezembro, na Área de Exposições, vai avaliar 56 itens dos veículos
Foto: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende iniciou na tarde desta quarta-feira, dia 21, a vistoria anual do transporte coletivo, que vai checar as condições dos 76 ônibus que compõem a frota responsável pelo serviço no município. O trabalho, que se estenderá até o próximo dia 21 de dezembro, vai avaliar 56 itens. Entre eles estão o funcionamento das luzes internas e externas dos veículos, estado de conservação dos pneus, lataria, freios, portas e janelas, além da data de validade dos extintores, condição dos elevadores destinados aos cadeirantes e cintos de segurança, entre diversos outros pontos.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN), órgão responsável pela ação, três agentes foram destacados para fazer a vistoria, que é obrigatória e vai avaliar de três a cinco coletivos por dia, para não desfalcar a frota e não prejudicar os usuários do sistema. A fiscalização está sendo realizada das 13h às 17h, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina.

O objetivo da vistoria, segundo a SUMTRAN, é verificar se os veículos estão circulando conforme as exigências descritas no decreto 10.082/2017, assinado pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz no primeiro semestre do ano passado, e que tornou mais rigorosa a fiscalização sobre os serviços oferecidos no município, conforme explica o superintendente Denílson de Paula. 

- Durante esta ação, que acontece anualmente, mais de 70 ônibus serão avaliados pelos agentes da Prefeitura, que vão observar itens essenciais para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, como as condições do veículo, uso de equipamentos obrigatórios, documentação, limpeza, avisos autorizados e licenças, dentre outros - disse Denilson. 

Segundo ele, após a avaliação, as empresas terão um prazo de até 30 dias para fazerem a adequação dos coletivos que não forem aprovados durante a fiscalização. Já os ônibus que cumprirem todos os requisitos previstos no decreto receberão um selo padrão da Prefeitura, que garante que os veículos estão em condições de circulação. Os selos são afixados pelos agentes da SUMTRAN, no final da vistoria, no parabrisa dos veículos.

Nenhum comentário: