A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Depois de 22 anos, Médico José Maria Capute voltará presidir a Câmara Municipal

Eleito para biênio 2019/2020, ele venceu a disputa contra o vereador Kiko Brando.


A Câmara de Vassouras voltará ser administrada pelo médico e vereador José Maria, exatamente 22 anos depois dele ter passado pelo cargo pela primeira vez. Zé Maria foi eleito na noite desta segunda-feira (26) em disputa com o vereador Francisco Brando- Kiko Brando. Ele vai presidir a Casa no biênio 2019/2020.

Antes da votação, os dois postulantes ao cargo, discursaram. Apesar de ser apontado como favorito, o vereador José Maria manteve a cautela em seu discurso. Em curtas palavras ele deu seu recado e agradeceu o grupo que manifestou apoio ao seu nome como futuro presidente.

"Em primeiro lugar quero agradecer os companheiros que estão comigo e me acompanhando. Não tinha pretensão de ser candidato, insisti para que o nosso presidente Sandrinho continuasse á frente da Casa, mas alegando motivos particulares desistiu e pediu anulação da eleição antecipada.Ás vezes, na nossa vida as coisas chegam até nós e temos que ir adiante. Estamos num processo democrático e eu respeito a manifestação de todos. Se os companheiros acharem que sou o indicado votem em mim, mas se entenderem ser o companheiro Kiko Brando votem nele. O mais importante é a amizade e bom relacionamento entre nós. Já fui presidente e tem companheiros aqui que podem atestar minha conduta. Minha vida sempre foi pautada em transparência e companheirismo. Agora não será diferente ”, disse Jose Maria.

Brando, que voltou a Câmara depois de 8 anos sem disputar o cargo, justificou a troca de titular na chapa, mostrou decepção com alguns vereadores e reconheceu antecipadamente a vitória da chapa encabeçada por Zé Maria. 

Ainda na sessão, Kiko admitiu que sua candidatura era para marcar posição e que surgiu como uma alternativa, uma vez que a de Lomeu não teria avançado como o esperado “ Lomeu estava o tempo todo desprovido de qualquer vaidade, sempre buscou as conversar e o consenso, mas por problemas que são dele, não conseguiu  avançar. Hoje pela manha, o vereador Lomeu foi humilde, reconheceu a dificuldades de vencer e abriu mão de disputar a presidência. Apostando que uma outra alternativa seria mais viável, eu me lancei candidato. Minha candidatura é para marcar posição, uma vez que sei das dificuldades de vencer", afirmou. 

Ainda em seu discurso, Brando deu os parabéns antecipado a Zé Maria.“ Minha conduta politica é pautada em princípios e valores. O político que não tem palavra está fadado ao fracasso. A Câmara é pequena e sabemos quem será a chapa vencedora nesta noite. Boa sorte Zé Maria, você é um politico com respaldo e experiente, mas por questões políticas não pude acompanhá-lo nessa eleição, ao contrário da anterior que você tinha meu apoio e meu o voto para presidente”, disse Kiko. Sem citar nomes, o candidato derrotado deu uma disparada."Respeito as escolhas de cada um, não tenho nada contra qualquer vereador, mas depois dessa eleição minha forma de lidar, politicamente com alguns vereadores, será bem diferente”, encerrou ele, demostrando um certo descontentamento. 

Zé Maria Maria venceu o pleito por 8 votos contra 5 de Kiko Brando que lançou candidatura no lugar de Geovane Lomeu, que desistiu da disputa na manha da segunda-feira. Ele responderá pela Câmara pelos próximos dois anos e pela a segunda vez administrará a Casa no biênio final de legislatura . A primeira vez que isso ocorreu foi em 1995/1996. 

José Maria recebeu votos dos seguintes vereadores: Rosi Farias, Jonas Chaves, Manoel Macedo, Waldemir Santana, Silvio Pereira, Marcos Batalha, Sandro Delgado. Além de Zé Maria vai compor a Mesa Diretora os vereadores, Manoel Macedo- como vice-presidente, Rosi Farias-Primeira- Secretária e Jonas Chaves- Segundo- Secretário . 

Já os vereadores Geraldo Silva, Fabio Coelho, Geovani Lomeu e Toninho Mecânico, votaram na chapa encabeçada por Kiko Brando. 

A eleição para biênio 2019/2020 já tinha sido realizada antecipadamente em maio de 2017, mas a pedido do atual presidente Sandro Delgado ela foi anulada no mês de outubro. Ao propor anulação do pleito antecipado, Sandrinho alegou motivos particulares. Proposto em plenário, o pedido de Sandrinho foi aprovado por unanimidade. 

Anulada a eleição anterior, as candidaturas para administrar a Câmara no próximo biênio começaram a surgir. 

O vereador Geovani Lomeu foi o primeiro a se lançar candidato a presidente e fez o anúncio na mesma sessão que anulou a votação antecipada, mas Lomeu acabou como vice-presidente na chapa de Kiko Brando. 

Zé Maria seguiu caminho diferente, não anunciou abertamente ser candidato. Ele optou pelo trabalho de bastidores junto aos vereadores simpatizantes a sua candidatura. O médico contou com reforço considerado do prefeito Severino Dias que apoiou sua candidatura. 

Brando, até então, o articulador da campanha de Lomeu, surgiu como candidato na última hora na tentativa que capitar votos dos vereadores até então indecisos. Apesar do curto tempo de candidatura, Brando teria contado com ajuda do ex-prefeito de Vassouras Eurico Júnior, hoje suplente de deputado estadual. Junior teria passado a tarde do domingo em Vassouras, fazendo visitas em residências de vereadores para pedir votos á chapa de Kiko Brando, seu aliado na cidade. 

Encerrado a disputa de presidência e com Zé Maria eleito, uma nova disputa se inicia no município: a de 2020. Quem viver verá!

Nenhum comentário: