A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Produtores rurais e empresários se reúnem para debater o agronegócio em Barra do Piraí


Estradas da produção e turismo rural foram temas debatidos com secretário Eduardo Lopes.
Logo depois de um café da manhã na fazenda Ponte Alta, localizada em Barra do Piraí, na região sul fluminense, na segunda-feira (9), produtores rurais e empresários do ramo agropecuário, o prefeito Mário Esteves e secretário de Agricultura, Monteiro de Jesus, receberam a visita do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio, Eduardo Lopes.
Durante o encontro, que teve a presença de Daniele Santos
(Emater-Rio), Roberto Machado (Embrapa Alimentos), Ernani Maciel (proprietário da fazenda Ribeirão), Jair Landim (empresário e dono das Indústrias Frigoríficas Landim) e demais convidados, eles debateram caminhos para melhorar a economia do município e da região sul do estado, que tem como vocação a pecuária e o turismo rural, cada vez mais difundido na região com histórias contadas desde o século XIX, em pleno ciclo cafeeiro.
 
“Contamos com a parceria da Seappa e do Governo do Estado para incrementarmos importantes projetos para o desenvolvimento do turismo rural em nosso município, além de buscarmos cooperação técnica que viabilizem as estradas da produção e tragam mais visibilidade à cidade, sempre em favor da população e dos nossos agricultores familiares e produtores”, destacou o prefeito Mário Esteves.
Para Monteiro de Jesus, é preciso explorar os recursos naturais existentes investindo no turismo rural e nas estradas da produção no município. “Temos que trabalhar para trazer benefícios aos nossos pequenos produtores, ao fortalecimento do turismo rural, forte na região com suas fazendas históricas sobre o ciclo do café, e a criação de projetos que visem aumentar a receita municipal, gerando emprego e renda à população. Pretendemos investir na criação de um polo gastronômico, e discutirmos a questão da destinação do couro e da comercialização dos produtos que saem das indústrias frigoríficas instaladas na região”, lembrou.
O secretário Eduardo Lopes parabenizou a ação dos técnicos da Emater-Rio e da Pesagro que muito têm feito para o crescimento de Barra do Piraí, colaborando com orientações do corpo técnico aos agricultores e produtores e as pesquisas promovidas pelos agrônomos. 
“O governador Witzel tem incentivado investimentos para o turismo rural no estado. O Rio de Janeiro tem perdido espaço no setor turístico, em comparação e outras cidades do país e do mundo, principalmente pela falta de segurança. Agricultura e turismo rural andam unidas e, nesse sentido, temos potencial de sobra para investir e garantir a geração de emprego, renda e lucro, tanto para produtores quanto para a população e o estado”.
Logo após visita a unidades do grupo Landim em Barra do Piraí e Valença, Eduardo Lopes garantiu apoio técnico e cooperação por meio de parceria da Secretaria de Agricultura para atender as expectativas dos empresários do ramo, de produtores de outros setores e do agricultor familiar.

“Sabemos que o grande gargalo existente nas principais cidades do estado são as estradas da produção que, em cooperação entre prefeituras e governo do estado, trabalhamos em favor da demanda e de contrato visando a melhorias que permitam o escoamento da produção. O Rio Rural foi uma realidade para a agricultura até dezembro de 2018. Hoje vivemos um momento delicado, mas temos certeza de que vamos dar a volta por cima, com muito diálogo, trabalho e parcerias”, explicou.
E concluiu: “Temos que ter recursos para a agricultura, por isso pedimos para que o governo não contingencie orçamentos para a pasta. Quero parabenizar o prefeito e toda a sua equipe, os técnicos da Emater-Rio, Pesagro, Fiperj e Ceasa, e os agricultores pelo empenho em recuperar a economia do município. Tenham certeza de que vamos virar o jogo em nosso estado”.
71ª Exposição Agropecuária
Na quarta-feira (11), o secretário Eduardo Lopes participou da abertura da 71ª Exposição Agropecuária do Sul Fluminense, organizada pela Associação Rural Sul Fluminense, com a participacão da iniciativa privada, Fiperj, Emater-Rio, Ceasa, Pesagro, Inea, Conexão Mata Atlântica e apoio do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
“Quero agradecer o convite do secretário Municipal de Agricultura, Monteiro de Jesus, e pelo prefeito Mário Esteves. Parabéns pela festa, que contará com muitas atrações e a presença de autoridades e do público em geral, e que ela reverta em resultados bastante positivos para a população, em especial para os produtores da região, ao longo destes dias de festa, afinal, o propósito de eventos como estes é fortalecer ações que tragam melhorias de trabalho e vida ao homem do campo”, destacou Eduardo Lopes.


Nenhum comentário: