A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

sábado, 12 de outubro de 2019

Agricultura estadual conta com novo secretário do Progressistas

O governador Wilson Witzel deu posse na tarde desta quinta-feira (9) ao novo secretario estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz. Com ampla experiência administrativa, e militância em questões ambientais,  Marcelo assume a pasta que foi comandada pelo deputado federal Christino Áureo  e pelo deputado estadual Jair Bittencourt, ambos do Progressistas. Na ocasião, Christino destacou a escolha do governador para a secretaria responsável pela agricultura, pecuária, pesca e abastecimento fluminense. 
 
- Estou muito feliz e tranquilo com relação ao trabalho que Marcelo Queiroz irá desenvolver à frente da secretaria, fazendo com que nossa agricultura continue crescendo, principalmente na sua vocação de ser uma agricultura sustentável, que produz respeitando o meio ambiente. Nós temos uma produção, predominantemente, familiar, com vocações em áreas específicas como o complexo FLV ( frutas, legumes e verduras), floricultura, pecuária, cafeicultura, avicultura,  setor sucroalcooleiro e outras. Essas vocações continuarão sendo desenvolvidas e certamente se tornarão, cada vez mais, uma referência para o país em termos de uma agricultura que vise a qualidade na produção e na vida de quem consome os seus produtos-, disse  o deputado federal.

O Secretario estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz afirmou que terá foco no desenvolvimento do interior. 

- Somos um dos estados com maior proporção de pessoas morando nas cidades, por isso acredito que temos que estimular cada vez mais a qualidade de vida no interior, fazendo com que nossas empresas vinculadas, como a Emater-RJ, Pesagro-Rio, Fiperj e outras trabalhem firmes para fortalecer a nossa economia. Vamos lutar pela agroecologia, florestas agrícolas e desenvolver projetos que integrem o campo e a cidade, mobilizar as pessoas que moram nos centros urbanos a dar a importância a produção fluminense e incentivar o turismo rural - afirmou o secretário. 

Para o governador,  um dos principais atores do fomento do campo é o médio e pequeno produtor rural.

- O Brasil é um país que tem um potencial enorme para o agronegócio e o Rio de Janeiro não pode ficar atrás. Somos um estado produtor de petróleo, será a capital da energia, com um poder de atração de usinas termelétricas que utilizarão o gás natural e isso, certamente, vai gerar energia barata. Isso chegará ao campo. Enquanto isso, precisamos desenvolver o agronegócio, além de fortalecer o médio e pequeno produtor rural e ainda fazer com que a Emater, junto com a Pesagro e as universidades, sigam realizando um trabalho para melhorar a qualidade da produção fluminense. Nossa produção precisa ser adquirida dentro do estado e, assim, fortalecer nosso comércio interno - disse Witzel.

Witzel destacou ainda o trabalho do deputado Christino Áureo na busca de recursos para o estado do Rio, e reafirmou a importância de trazer o Progressitas para a base aliada. Marcelo Queiroz também fez questão de salientar o empenho de Christino em Brasília em prol da agricultura fluminense, citando como exemplo a defesa Projeto de Lei que visa regular a importação de leite em pó, protegendo a pecuária fluminense.  

O evento contou com a presença da primeira dama Helena Witzel,  do vice-governador, Claudio Castro, deputado federal Dr. Luizinho, deputados estaduais Dionísio Lins, Jair Bittencourt, Renato Cozolino, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, secretário de Turismo, Otávio Leite, da Casa Civil, André Moura,  prefeitos Renato Bravo, de Nova Friburgo, Carla Machado, de São João da Barra, Gilson Siqueira, de Cardoso Moreira, Marcionílio Botelho, de São José do Ubá,  vereadores, presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio, Rodolfo Tavares, e demais autoridades.

Nenhum comentário: