A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Barra do Piraí celebra a Semana do Idoso

A Prefeitura de Barra do Piraí tem demonstrado a sua preocupação com a Terceira Idade e, por isso, celebra a “Semana do Idoso”, entre os dias 30 de setembro a 04 de outubro, por meio do trabalho e da articulação entre as secretarias municipais, como a de Assistência Social e de Saúde, além da parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a fim de promover um envelhecimento ativo e saudável à população.

O primeiro evento, a “Tarde Cultural”, que ocorreu na segunda, 30 de setembro, foi de extrema importância para os anciãos de Barra do Piraí, pois a secretaria de Assistência Social (SMAS) tem desempenhado ações com o objetivo de promover o respeito a esta faixa etária no município. E a equipe da SMAS tem trabalhado com afinco para o desenvolvimento de um trabalho com qualidade. Pode-se ver isso através da articulação da coordenadora de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Jaqueline de Oliveira, com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e o Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB). “Na Tarde Cultural, foi possível promover o acesso à cultura dos idosos presentes, conforme preconizado o artigo 20 do Estatuto do idoso, através da Lei 10.741, de 2003”, frisa Jaqueline.

Os idosos, no primeiro momento, assistiram à peça teatral da terceira idade da UGB. Em seguida, reviveram emoções antigas através do Coral de Idosos (ambas atrações do UGB). Na parte final, todos foram convidados a participar de um “aulão”. “Os idosos vibraram com esse momento e dançaram com alegria. Foi contagiante ver a alegria dos idosos”, completa a coordenadora.

É importante frisar que, no evento, também houve a divulgação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Barra do Piraí, no tocante à informação sobre direitos, como saúde, assistência social, lazer, dentre outros.

Na Semana do Idoso valorizou a considerada “Melhor Idade”, com o desenvolvimento de ações, como a exposição da Terceira Idade do SCFV, apresentação de peça teatral do SCFV e rodas de conversas, como a que acontecerá na ILPI Santo Agostinho sobre a valorização da vida e prevenção de quedas. E, como último evento, será realizada a Caminhada do Dia do Idoso, para conscientização da população. “Com a caminhada, é planejado unir as vozes da população barrense em apoio ao respeito com cidadãos da Terceira Idade do município”, finaliza Jaqueline.


Nenhum comentário: