A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Barra do Piraí amplia vacina contra HPV em jovens

A secretaria de Saúde da prefeitura de Barra do Piraí, através do setor de Vigilância Epidemiológica ampliou a faixa etária aos contemplados na vacinação contra o HPV. Até o dia 29 de agosto, jovens de ambos os sexos entre 15 e 26 anos podem se vacinar, tanto no Posto Albert Sabin, no bairro Santana, quanto em diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
A decisão de ampliar a faixa etária partiu do Ministério da Saúde e se estendeu ata todo o Brasil. Desde segunda-feira, 21, as prefeituras estão vacinando homens e mulheres na faixa etária entre 15 e 26 anos. Esta campanha se estende até o dia 29 de agosto, quando as unidades básicas voltam a vacinar adolescentes - no caso de meninas, entre 09 e 14 anos; e meninos, entre 11 e 14 anos -, uma vez que pertencem ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde.
Segundo a responsável pelo suporte técnico de Imunização, Roselaine de Assis, a vacinação se estendeu a outras faixas etárias porque ainda existem “insumos para serem ofertados à população”, além de ser uma medida de precaução a um possível aumento dos casos no país. Roselaine lembra que o HPV pode contribuir para o Câncer de colo de útero e outras doenças que podem levar á morte. Diz, ainda, que, apesar de todos esses esforços, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%. 
“Não podemos nos esquecer que a vacina previne contra várias doenças, no homem e na mulher, como o papilomavirus - causador de Câncer de pênis, reto e orofaringe. Na mulher, o mais comum é o Câncer de colo do útero. A medida de se expandir se deu por dois importantes motivos. O primeiro, claro, para precaver contra um surto. E o segundo porque há disponibilidade do insumo para ser ofertada à população. Após a data, voltaremos à rotina da vacina dentro faixa etária também preconizada pelo Ministério”, explica Roselaine.
Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS). “A recomendação é que os municípios utilizem as vacinas com prazos de validade a expirar até que durem esses estoques, evitando as perdas e dando a oportunidade para que essas outras faixas etárias possam usufruir dos benefícios proporcionados pela vacina”, pondera.
Em Barra do Piraí, além do Posto Albert Sabin, que abre para vacinação todos os dias das 8 às 16 horas, os moradores ainda podem vacinar nas UBSs do Areal (às quarta-feira de 9 às 15h); da Boca do Mato (quinta de 9 às 15h); do Belvedere (terça de 9 às 15h); do Coimbra (segunda, quarta e sexta-feira das 8 às 15h); da Califórnia I (todos os dias de 8 às 15h); em Dorândia (toda segunda, de 12 às 16h, e quinta de 8 às 12h); em Ipiabas (toda quinta-feira 9 às 15h); na Oficina Velha (terça-feira de 8h às 14h); no Parque Santana (toda segunda das 8 às 16h); no Santo Antônio (toda quarta de 9 às 15h); no Parque São Joaquim (toda segunda-feira 8 às 14h); e em Vargem Alegre (sexta-feira das 09 às 15h).

Nenhum comentário: