A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

domingo, 20 de agosto de 2017

Sem recursos e por falta de patrocínio, prefeitura de Rio das Flores cancela Exposição Agropecuária

A crise financeira, que atinge os cofres de grande parte dos municípios no país, tem sido o motivo para prefeituras cancelarem eventos tradicionais e priorizar os recursos para pagamento de demandas urgentes.
Nesta semana, foi a vez da prefeitura de Rio das Flores anunciar não ter condições financeiras para bancar a Exposição Agropecuária. Maior evento da cidade, a Exposição aconteceria em setembro. 
A decisão tomada pelo prefeito Vicente Guedes é baseada no momento econômico e financeiro pelo qual passa o país, e conseqüentemente o município, que tem registrado a maior queda na arrecadação dos últimos anos e ainda, o fato da Light, maior patrocinadora do evento, ter informado que não poderá custear a festa desse ano.
“A festa toda tem um custo operacional e de estrutura bastante elevado. Em tempos de crise econômica e com a arrecadação municipal sofrendo quedas constantes a prefeitura não pode arriscar com o dinheiro público. O momento é de cautela e seriedade, por isso este ano optamos em não realizar a festa em respeito ao dinheiro público. Fizemos um esforço para viabilizá-la com patrocínio da Light, mas a resposta junto à empresa foi negativa”, afirma o prefeito Vicente Guedes.
O prefeito afirma ainda que desde o surgimento da crise financeira, os prefeitos, que enfrentam a redução de repasses estadual e federal, estão sendo obrigados a cortar o que não é essencial. “Nesse momento difícil que o País atravessa, sobretudo o nosso Estado, todos os esforços devem se concentrar na manutenção dos serviços públicos como a saúde, educação, salários dos nossos servidores em dia e outros serviços essenciais, seja no planejamento, seja na captação de recursos. A regra básica de sobrevivência em momentos de crise é, se o dinheiro não dá para tudo, é preciso eleger prioridades. Foi isso que fizemos quando optamos em não realizar a festa”, encerrou o chefe do executivo.
Vicente Guedes não é o único a tomar essa medida. O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves (PRB), recentemente, tomou a decisão de informar que a 69ª edição da Exposição Agropecuária será realizada sem dinheiro público. A Associação Rural do Sul Fluminense decidiu promover a Festa. O evento acontecerá de 13 a 17 de setembro e a entrada será cobrada. No início do ano, Mário Esteves também optou pelo cancelado do Carnaval barrense. 







Nenhum comentário: