A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Hemonúcleo quer sensibilizar a população e aumentar doações durante o inverno

Doadores podem procurar o local de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h                                                     Foto:Anderson Patrick
Aproveitando a proximidade do inverno e a realização da Copa do Mundo, o Hemonúcleo de Resende está buscando sensibilizar a população visando fortalecer seu time de doadores de sangue. O estoque, que atende hospitais de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, já apresenta carência em alguns tipos sanguíneos e está em alerta para os próximos meses. Para fazer sua doação, os voluntários devem comparecer ao Hemonúcleo, que funciona anexo ao Hospital de Emergência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
Segundo dados do Hemonúcleo, atualmente as maiores necessidades são de doadores dos tipos O positivo, O negativo e A negativo, cujas quantidades em estoque são consideradas baixas. No entanto, é importante que doadores de todos os outros tipos sanguíneos também façam suas doações visando reforçar o estoque e manter uma alta quantidade em armazenamento. O volume doado, cerca de 450ml, é reposto pelo organismo em até 24h, sendo que as mulheres podem fazer sua doação a cada três meses e os homens a cada dois meses.

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, a biomédica Maria Fernanda Aguiar, a chegada do inverno é um fator preocupante porque, em geral, as doações nesse período tendem a diminuir, provocando carência de alguns tipos. Segundo ela, além do clima mais frio, as vacinas aplicadas nessa época do ano também contribuem para a queda dos estoques já que, após tomar as doses, os doadores precisam ficar um curto período de tempo sem doar sangue.
- Nessa época do ano as pessoas acabam preferindo ficar em casa e deixam a doação sempre para depois. É importante superar esse costume e fazer a doação também no inverno para não ficarmos com os estoques de alguns tipos sanguíneos reduzidos. É interessante também aproveitar o clima de união que a Copa do Mundo traz, de companheirismo e de unidade, para lembrar que podemos ajudar quem precisa e salvar vidas através da doação – explica a coordenadora.
Para doar sangue, basta comparecer ao Hemonúcleo com um documento com foto. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum, deve estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais de 50 kg. No caso de jovens entre 16 e 18 anos, a doação só pode ser feita mediante a autorização de um responsável. Já no caso dos doadores com mais de 60 anos é necessário que esta não seja sua primeira doação. A coordenadora lembra ainda que quem tomou a vacina contra Febre Amarela não pode doar sangue por 30 dias. Já quem se imunizou contra a Influenza, deve esperar um prazo menor, de apenas dois dias, para se voluntariar à doação.

Nenhum comentário: