A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quinta-feira, 24 de maio de 2018

A Lei de Responsabilidade Fiscal precisa ser atualizada”

O senador Eduardo Lopes defendeu nesta terça-feira (22), uma atualização da Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente no que toca aos municípios. Para ele, depois que a lei entrou em vigor, 15 atribuições da União ficaram a cargo das prefeituras, sem que houvesse mudança na distribuição do dinheiro arrecadado com a cobrança de impostos para fazer frente a essas novas obrigações. “E o que já é ruim fica ainda pior quando há, como ocorre atualmente, queda na arrecadação dos municípios por causa da crise econômica”, enfatizou o senador.
Para o parlamentar é preciso ainda repensar o Pacto Federativo. Segundo Lopes, a União fica com muito; os Estados ficam com pouco e os Municípios ficam com quase nada. “A Lei de Responsabilidade Fiscal tem de ser atualizada em alguns pontos, que dificultam muito a gestão municipal. Inclusive, com a questão da queda na arrecadação, para manter o mesmo quadro de pessoal sem infringir a lei de responsabilidade é um verdadeiro malabarismo. Então eu estou estudando meios para que a gente possa atualizar isso e alguns outros pontos”, disse.
Eduardo Lopes na última semana foi premiado como o certificado Destaque Municipalista 2017, referente ao primeiro lugar no ranking do estado do Rio de Janeiro, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pelo Observatório Político do Estado do Rio de Janeiro, como o parlamentar que mais lutou em defesa dos municípios do RJ.

Nenhum comentário: