A idéia deste blog é ganhar rapidez na divulgação de notícias que apuro para o jornal que edito, o JORNAL NOSSA TERRA. Espero sempre ter tempo de atualizá-lo e contar com a sua visita. Boa leitura!

quinta-feira, 20 de julho de 2017

PROERD beneficia mais de 1,4 milhão de jovens

Projeto atende escolas e capacita instrutores de outros estados
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, já beneficiou 1,4 milhão de jovens de escolas públicas. Pioneiro no país, o projeto percorreu, apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 700 colégios, atendendo a 65.405 pessoas. O objetivo é prevenir o uso abusivo de entorpecentes e a prática de atos de violência por meio de atividades educativas em sala de aula. O foco são os jovens cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, mas quando solicitados, alguns dos 178 instrutores visitam turmas de
Educação Infantil.
O Proerd abraçou o programa internacional Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), criado em 1983 nos Estados Unidos, há 25 anos e, desde então, tem capacitado policias de outros estados brasileiros.
– Em cada batalhão há pelo menos um PM educador social do Proerd. Em locais mais críticos, fazemos um trabalho continuado, realizando os encontros em temporadas seguidas. O primeiro passo é uma reunião com os pais ou responsáveis e diretores escolares. A cartilha que utilizamos é aprovada pelo D.A.R.E., e os ensinamentos rendem de 10 a 13 encontros com os estudantes, quando são transmitidas mensagens sobre a importância de se manter longe das drogas e da violência. Ao final, há uma formatura simbólica – explicou o major Carlos Eduardo Pimenta, coordenador estadual do Proerd.
Assim como a cartilha, a formação dos instrutores seguem as orientações do D.A.R.E.. O Rio de Janeiro é o pioneiro, mas hoje existem mais seis Centros de Treinamentos no Brasil: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Este ano, o Proerd PMERJ já foi responsável pela formação de novos instrutores em Rondônia e no Paraná. Além disso, está previsto um novo curso no Rio, que disponibilizará vagas para outros estados.
Já estão confirmados para a capacitação policiais do Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraná e Alagoas.

Nenhum comentário: