O projeto é feito
em parceria com a Deezer e escolherá 1.840 artistas. Resultado terá 3.680
músicas, com ênfase na produção autoral de cada cidade do Rio de Janeiro, além
de festival gratuito no Centro do Rio
O melhor da
produção musical contemporânea de todos os 92 municípios fluminenses, levando a
música do Estado do Rio para todo o Brasil e o mundo. É esse o objetivo do
Música.RJ, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
(SEC-RJ) em parceria com a Deezer, plataforma global de streaming de áudio.
O projeto
selecionará músicas de artistas de todos os municípios do Estado que entrarão
numa série de playlists lançadas na Deezer no perfil Música.RJ, nome do
programa de ações no campo da música promovidas pela SEC-RJ. O prazo para
inscrição dos artistas termina dia 25 de julho (processo de seleção e
cronograma mais abaixo).
O mapeamento tem
como objetivo apresentar um panorama da música autoral contemporânea em todas
as 10 regiões do Estado do Rio. Cada playlist terá cerca de 20 a 25 músicas,
até duas de cada um dos 1.840 artistas selecionados, totalizando cerca de 3.680
músicas produzidas no RJ. A curadoria final das playlists do Música. RJ será
realizada por representantes do Estrombo, programa de música do Sebrae, do
Instituto Gênesis da PUC-Rio e do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB),
além de gestores da Secretaria de Estado de Cultura e integrantes do Conselho
Estadual de Política Cultural (CEPC). A curadoria inclui representantes das 10
regiões do Estado.
O panorama
encontrado será provavelmente bem diferente da realidade atual. Entre os 10
mais tocados na plataforma Deezer em 2018 estão Wesley Safadão, Anitta, Mc
Kevinho, Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Henrique e Juliano, Jorge &
Mateus, Mc Zaac, Simone & Simaria e Alok. De todos esses artistas, apenas
Anitta é do Estado do Rio de Janeiro.
“Quando observamos
os artistas mais acessados pelo público no Estado do Rio na plataforma Deezer
em 2018, percebemos que a maioria dos artistas não tem relação com o território
fluminense. Outro aspecto interessante é a falta de diversidade de gêneros
musicais e de artistas iniciantes ou mesmo com carreiras consolidadas, mas
pouco conhecidos do grande público. Desejamos estimular mais a curiosidade e
oferecer um recorte mais regional. É uma ação estratégica de valorização da produção
musical local, no mesmo modelo que vemos em feiras de música no exterior”, diz
Leo Feijó, subsecretário-adjunto de Cultura do Estado do Rio.
“A Deezer vem cada
vez mais investindo também na cultura musical local. É uma iniciativa
importante e alinhada com ações que desenvolvemos para valorizar novos
artistas, como o Deezer Next. Eu, como carioca, fico feliz em ver este projeto
nascer onde estão as minhas raízes”, afirma Bruno Vieira, diretor geral da
Deezer no Brasil. Entre as ações previstas para o Música.RJ com todos os
parceiros está a organização de um festival no Centro do Rio, com palcos
durante o dia em frente aos espaços culturais públicos, com apresentações
gratuitas.
A prioridade será
de artistas que tenham conexão com o território (sejam naturais da cidade ou
radicados há pelo menos um ano no município). O projeto incluirá também as
prefeituras, para que seja criada a “Playlist Oficial” de cada cidade.
Karen Keldani,
coordenadora de música da SEC-RJ, aposta na ampliação da visibilidade dos artistas
selecionados.
“O resultado será
um recorte com os principais artistas desses municípios, estimulando a
curiosidade dos ouvintes e chamando a atenção de selos, gravadoras e da mídia
para essa produção, que em geral não figura entre as mais tocadas nas
plataformas digitais e rádios”, diz ela.
Além da parceria
com a Deezer, a secretaria realiza fóruns do segmento da música e elaborou
programas de apoio a palcos de médio e pequeno porte, bandas civis e
orquestras, formação para profissionais da música e pesquisas sobre o impacto
econômico da música ao vivo no RJ, entre outras.
Formato : Playlists Digitais
Municípios: 92
Estimativa de Artistas:
20 por município / 1.840 artistas no total
Músicas nas playlists: mais de
3.680 músicas!
Parceiros: Deezer,
Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC),
SEBRAE e Estrombo, Instituto Gênesis da PUC-Rio, Instituto Memória Musical
Brasileira (IMMUB).
Processo de seleção. Os artistas
podem enviar músicas para participar da seleção final. Ao mesmo tempo os
curadores regionais também estão organizando outras listas, considerando sempre
critérios com ligação com o território, diversidade de gêneros musicais e
priorizando novos artistas ou aqueles que não ganharam a grande mídia. Todas as
músicas concorrentes devem estar na Deezer para participar da seleção. Para
saber como disponibilizar, acesse esse link.
Formulário para
inscrição: https://goo.gl/forms/mxcwd7bTjHkAib0J3
Dúvidas: redemusicarj@gmail.com
Cronograma
● 25 de Julho –
Data final de recebimento de material para compor as primeiras playlists.
● 11 de Agosto –
Prazo final para os artistas regularizarem a situação de direitos autorais
(documentações e distribuidora) e subir músicas para a plataforma
●17 de agosto –
Resultado da curadoria por municípios / lançamento das playlists por município
● 30 de Agosto –
Lançamento da playlists dos melhores por região / top 3 por região / os mais
ouvidos
● 13 de Setembro –
Lançamento da playlists dos mais ouvidos por gênero musical a partir da plataforma
Música.RJ
● 09, 10 e 11 de
Novembro – Festival Outdoor: serão convidados os artistas mais ouvidos destas
playlists para apresentações no Centro do Rio de Janeiro, em horários diurnos,
em espaços da Secretaria de Estado de Cultura.
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