Menu - Pages

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Tutuca leva Mamógrafo Móvel para cidades do Médio Paraíba

Pinheiral e Piraí serão os primeiros municípios a contar com o serviço


O mamógrafo móvel, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde, chegará aos municípios do Médio Paraíba. Amanhã, a cidade de Pinheiral receberá a unidade, que contará com exames de mamografia e ultrassonografia mamária, tireoide e transvaginal. Na quinta-feira, será a vez de Piraí receber o caminhão, onde ficará até sábado.
- A antiga gestão retomou as atividades do mamógrafo móvel e, desde março, já percorremos quatro municípios. A realização da mamografia é uma atribuição das prefeituras, mas oferecer este suporte é importante para atender à demanda reprimida nas cidades. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura da doença – explicou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.
A solicitação do Mamógrafo Móvel pela região foi feita pelo Deputado Estadual Gustavo Tutuca. O deputado destacou a importância da prestação do serviço para normalização da demanda nos municípios.- As cidades do interior tem tido dificuldade de atender a demanda da população por exames como a mamografia e ultrassonografia. Este tem sido um pedido constante ao meu gabinete e fomos até a Secretaria de Saúde para buscar o auxílio a demanda reprimida. Iniciamos por Pinheiral e Piraí, mas em breve teremos mais cidades da região contempladas – destacou Tutuca.
O atendimento de pacientes é feito prioritariamente por meio do encaminhamento das prefeituras. Para atendimento é necessário levar identidade, CPF, pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência.
Confira abaixo a agenda do Mamógrafo Móvel:
- 19 a 20/06 – Pinheiral
80 exames de mamografia por dia 
30 ultrassonografias por dia
- 21 a 23/06 – Piraí
80 exames de mamografia por dia 
30 ultrassonografias por dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário